Fapec é autorizada a atuar como fundação de apoio do IFMS

Autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem validade de uma ano. É a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS

IFMS


A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) foi a autorizada a atuar junto ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por meio da Portaria nº 183/2021, dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (6).

A autorização é válida por um ano, podendo ser prorrogada, e abre a possibilidade para que projetos desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMS possam captar recursos externos, por meio de convênios, acordos ou contratos com pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

A Fapec é a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS. Em 2018, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) passou a atuar na gestão financeira de projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, o credenciamento da Fapec é um importante passo para o desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica em Mato Grosso do Sul.

“Abrimos uma nova possibilidade para que os projetos de nossa instituição possam captar recursos para o seu desenvolvimento, incentivando ainda mais o empreendedorismo e a inovação, característica tão presente em nossos servidores e estudantes e que, assim, podem contribuir ainda mais com sua própria formação e com toda a educação profissional e tecnológica em nosso estado”, destaca a reitora.

A pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes, explica que a parceria com a fundação de apoio torna-se uma importante ferramenta para contribuir com a qualidade do ensino, já que os estudantes envolvidos nos projetos, além de aprenderem a produzir novos conhecimentos científicos e tecnológicos são colocados diante de problemas reais da sociedade.

“Os projetos apoiados poderão ainda ampliar nossa infraestrutura, equipamentos, instalações e laboratórios a partir dos recursos obtidos e propiciar a melhoria e o desenvolvimento de produtos e processos do setor produtivo por meio do conhecimento adquirido, beneficiando a sociedade como um todo”, explica a pró-reitora.

Inicialmente, o processo para credenciamento da Fapec foi proposto pela Diretoria de Relações Institucionais (Direl) da Proex em setembro de 2020, e aprovada pelo Conselho Superior (Cosup) por meio da Resolução nº 65/2020.

Regulamento 

As normativas entre o IFMS e as fundações de apoio estão dispostas em Regulamento, aprovado pelo Cosup por meio da Resolução n° 100/2017 e homologado pela Resolução nº 007/2018.

O documento apresenta as classificações dos projetos, organização orçamentária e financeira, e define a participação de servidores e estudantes do IFMS, entre outros temas.

Os projetos a serem desenvolvidos devem seguir as normas de registro do IFMS e estar, obrigatoriamente, aprovados pela direção-geral do campus ou pela pró-reitoria em que se encontra lotado o coordenador.

De acordo com o Regulamento, é permitida a participação de docentes e técnicos-administrativos na execução dos projetos da área de sua especialidade, contratados pela fundação de apoio, sem prejuízo das atribuições funcionais.

Os estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação também podem participar, desde que as atividades sejam compatíveis com a área de formação e contribuam para o processo de ensino e aprendizagem, para a inserção socioprofissional ou para a iniciação científica ou tecnológica.

Fapec 

Foi criada em 1982 como fundação de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Desde a criação, a fundação realiza trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento institucional, prestação de serviços técnicos especializados e apoio técnico-administrativo e financeiro à comunidade, por meio de projetos e programas de trabalho desenvolvidos em parceria com organizações públicas e privadas.

Além do IFMS e da UFMS, a Fapec também atua como fundação de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Mais informações estão disponíveis na página da Fapec.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!